sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MOISÉS TRATA NO DNIT DA RECUPERAÇÃO DA PONTE E DA CONTENÇÃO DO RIO TARAUACÁ


O deputado Moisés Diniz (PCdoB) foi recebido no DNIT, pelo diretor de Planejamento e Pesquisa, André Martins de Araújo. A principal pauta da reunião foi a preocupação da população de Tarauacá com a necessidade do início rápido de obras na cabeceira da ponte na BR-364, na entrada da cidade.

Desde a sua construção, a força do rio Tarauacá, a cada inverno, vem deslocando o barranco e comprometendo o acesso à ponte. O deputado foi porta-voz dos acreanos que dependem da BR-364 para produzir e desenvolver o Vale do Juruá.

“Fui levar esse alerta ao DNIT e dizer da necessidade de uma obra de infraestrutura de grande porte no local, capaz de interromper esse processo de erosão, para que não venha comprometer a ponte que faz ligação de Rio Branco a Cruzeiro do Sul e a todo o Juruá”, disse Moisés.

O diretor do DNIT informou ao deputado que uma equipe técnica foi formada no órgão para estudar e propor as soluções de engenharia mais adequadas para conter o avanço do rio e dar uma solução definitiva para esse problema.

Segundo informou André Martins, o estudo está em fase avançada e até meados de janeiro deverá concluir se a solução se dará pela construção de espigões de madeira, que vai quebrar a força do rio na cabeceira da ponte, ou se uma estrutura construída com sacos de areia será a alternativa mais viável.
Terminada essa fase, o DNIT irá licitar o projeto técnico e a obra deverá ser iniciada no início de 2017, aproveitando os meses de verão.

BAIRRO DA PRAIA AMEAÇADO 
Bairro da Praia 


Outra informação importante e que está no centro das preocupações da população de Tarauacá é o avanço do rio sobre a cidade, o que pode comprometer a vida de mais mil famílias que moram no tradicional bairro da Praia, obrigando a retirada forçada de suas casas.

O DNIT informou que fez um convênio com o exército norte-americano, que está repassando conhecimentos e experiência para a equipe de engenharia do órgão, com o objetivo de apontar medidas que resolvam a erosão causada pelo encontro dos rios Tarauacá e Muru.

"Esse assunto é uma prioridade do nosso mandato. Não podemos permitir que mais de mil famílias percam suas casas, seu sagrado lar, no nosso querido bairro da Praia", explicou Moisés.
Em reunião com o governador Tião Viana, o deputado Moisés Diniz recebeu garantias de que toda a equipe técnica do governo do Acre estará à disposição para auxiliar na busca da melhor solução.
O próximo passo, de acordo com o parlamentar, será a organização de uma audiência com o presidente do DNIT, envolvendo os senadores do Acre, para definir recursos e datas.
“Nós não vamos esperar o inverno de 2017. Essas duas obras precisam ser realizadas durante todo o verão do próximo ano”, finalizou Moisés.

Nenhum comentário: